Páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Capítulos Finais Prometem! E não é a novela...

por Mateus Lessa

Caros amigos apaixonados pela bola que rola,

Volto a escrever no querido Paixão nessa nova fase para abordar a reta final do campeonato mais equilibrado do mundo e os horizontes para cada equipe nas sete rodadas que ainda faltam. Enquanto a novela vai acabar (finalmente, adios Tufão e Carminha!) e saberemos quem matou quem, quem é o pai, quem casou- como sempre- o Brasileirão também pega fogo. Mas os mistérios só serão desvendados no dia 2 de dezembro.

Auditor torcedor fez um papelão
Até lá, uns agonizam, outros já querem comemorar, uns bocejam, outros arrumam forças pra lutar. Teorias conspiratórias, interferências exageradas e as eternas rivalidades serão temperos extras. A arbitragem é péssima? Claro que sim, não há novidade nisso- e não haverá até a Dona CBF tomar uma atitude e profissionalizar a classe das mães mais sofridas do país.

E as entregadas finais? Ah, de novo isso? Chatão, vamos falar de bola, de tática, de pinturas (obrigado, Neymar!). Duvido que Tite 'FalaMuito' vai entregar a paçoca pro Bahia pra prejudicar o Verdão ou qualquer outra coisa do gênero. Clássicos nas rodadas finais acabaram com isso. Passou da hora do profissionalismo falar mais alto dentro das grandes instituições esportivas do país.

Na parte de cima, o Flu segue incontestável. Como foi desde o começo. Não joga bonito, não dá show, mas é a cara do Abel, o mais competente do Brasil. Cavalieri, Deco, Nem, Thiago Neves, Fred e um baita elenco. Campeão. A não ser que aconteça uma catástrofe.

Grêmio, Galo e São Paulo irão lutar, mas a diferença é grande demais para ser tirada em tão pouco tempo e contra um time que dificilmente deixa escapar pontos. Belas campanhas fizeram as esquadras de Mestre Cuca e do Pofexô. Palmas para R49 pela redenção, para a revelação Bernard e também para Elano e Zé Roberto.

O São Paulo vem numa crescente impressionante, tem agora um padrão de jogo e um time titular bem definidos. Com LF9 fazendo muitos gols e RC motivado, o Tricolor é sério candidato ao título da Sul-Americana .O Vasco deixou cair e não parece mais ter forças pra reagir e voltar à briga pelo G-4. A demora pra trocar Cristóvão Borges pode ter sido um dos fatores. Juninho, ainda assim, deve estar na Seleção do Campeonato.

Fernandão ficou louco com seu time
O Inter, mais uma vez, ficou "no papel". Está fazendo perder os cabelos o cabeludo Fernandão e a torcida sente vergonha. Ficou pelo caminho, assim como Botafogo, Cruzeiro e Santos, que em algumas rodadas já estarão com a cabeça em 2013. O ano que vem já é pauta para o Coxa, que trouxe Alex e deve chegar com tudo na Copa do Brasil pelo terceiro ano seguido, e para o Náutico, impossível em casa, mas peneirão fora.

Lusa, Ponte e Flamengo ainda sentem calafrios à noite e sabem que uma sequência ruim agora pode fazer as últimas rodadas serem dramáticas. Lamentável a posição do clube de maior torcida do Brasil, e dá pena ver que alguns acham que o (ex) Imperador vai resolver.

Enquanto o Atlético-GO já declarou sua morte nas palavras do próprio goleiro e capitão Márcio, Figueirense, Sport, Palmeiras e Bahia travarão uma batalha épica: apenas um conseguirá a salvação e o Tricolor baiano tem cinco pontos de frente, que me parecem ser suficientes para, no fim das contas, estar livre. O Palmeiras esboçou reação mas está destroçado. Pela série de Cagadas, merece cair. O Figueira tem tabela complicada, e o Sport não teve em nenhum momento a regularidade necessária para escapar.

O Corinthians usará o fim do Brasileiro como preparação para o mais importante evento do ano: o Mundial no Japão, com provável jogaço na Final, contra os titulares absolutos da seleção David Luiz, Ramires e Oscar. Corinthians é Brasil? Piada do Galvão, né? Corinthians é Corinthians. E boa sorte.

O "Kuduro Oi Oi Oi" acaba hoje mas a Reta Final mais dramática que novela ainda terá sete capítulos para conhecermos heróis e vilões! Não dá pra perder.

Nota Zero: Interferência do STJD. Sempre querendo aparecer na reta final. Patético.

Nota Dez: Mais uma pintura de Neymar. Cada vez mais disposto a ir buscar Messi e CR7 e lutar pelo posto de melhor do mundo.

2 comentários:

  1. Excelente análise. Quero ver segurar meu Tricolor agora com cara de time em 2013, vamo voltar pro lugar de onde nunca deveriamos ter saído, que venha 2013, que voltem os títulos!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...