Páginas

quarta-feira, 6 de março de 2013

Tequila, sexo, marijuana

Por Tuca Veiga

Leia ouvindo a música de Mano Chao:



Localizada na fronteira dos EUA com o México, Tijuana sempre foi uma cidade cujo nome esteve ligado ao narcotráfico. Uma muralha de “segurança” separa Tijuana de San Diego e distancia o sonho dos Xicanos de buscar uma vida melhor na terra do Tio Sam. Portanto, a cidade de Tijuana sempre esteve rotulada como o lugar da droga e dos imigrantes ilegais.

No entanto, cinco anos atrás, liderados por Jorge Hank Rhon – pai de 19 filhos, ex-prefeito da cidade e acusado de ter fortes laços com o cartel de drogas – o time surgiu para mudar a vida da cidade fronteiriça. Criados em 2007, chegaram à primeira divisão do país em 2010 e, 18 meses depois, se tornaram campeões mexicanos (Torneio Apertura) ao bater o tradicional Toluca. Título que rendeu a classificação para a Libertadores deste ano.

Adeptos do beisebol, o povo de Tijuana encontrou no futebol uma maneira de mudar a imagem de um local marcado negativamente. Os “Xolos”, como são conhecidos, resgataram o orgulho e o prestígio da cidade e, no estádio Caliente, onde cabem 33.333 pessoas, são praticamente imbatíveis. Lá, perderam apenas um dos últimos vinte jogos.

O estádio foi construído no local onde anteriormente havia um lago de águas quentes. Por causa disso, o gramado do estádio Caliente é sintético, pois se houvesse grama natural ela já nasceria queimada. Essa é outra arma da equipe. No México, jogadores e treinadores adversários criticam muito essa situação, pois consideram muito vantajoso para o time da casa.

É esta conjuntura que o Corinthians encontra no principal jogo desde a final contra o Chelsea. Com seis pontos, os mexicanos lideram o grupo, seguidos do Timão, com quatro. Desta forma, o jogo pode selar o futuro da equipe brasileira. Uma derrota praticamente define o Corinthians no segundo lugar, o que faria o time decidir os jogos da segunda fase fora de casa. Um empate traria essa disputa para a próxima semana, no Pacaembu, onde uma vitória colocaria o Coringão na ponta do grupo.

Welcome to Tijuana!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...