Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Que Inglaterra é essa?

Por Gabriel Duque

Na reestreia de Felipão na seleção brasileira como novo comandante, o time canarinho, hoje o 18º no ranking da Fifa, terá um duro adversário pela frente: a Inglaterra. O jogo traz o aspecto de um clássico, entre campeões mundiais, contra uma das equipes tidas como potências, mas o English Team não é verdadeiramente um rival tão perigoso.

Apesar de a Inglaterra ter o campeonato mais competitivo e atrativo do mundo, o sucesso da Premier League não se reflete diretamente em bons frutos para a seleção local. Liderada por Gerrard, Lampard e Rooney, a equipe britânica vive também um momento de entressafra, assim como o selecionado nacional.

Eliminado nas oitavas de final da Copa de 2010 com goleada de 4 a 1 para a Alemanha, o English Team seguiu apostando no trabalho do técnico Fabio Capello. No entanto, o italiano se demitiu meses antes da Euro 2012 por desavenças com a cúpula da federação local.

Roy Hodgson, após ter bons resultados com o West Bromwich, foi contratado para o cargo. Porém o inglês não conseguiu fazer milagres e o time caiu nos pênaltis para a Itália na quartas de final da Euro. De lá para cá, o desempenho foi preocupante.

Nas eliminatórias europeias para o Mundial de 2014, a Inglaterra goleou Moldávia e San Marino, mas empatou com Ucrânia e Polônia, ficando em 2º lugar no grupo H atrás de Montenegro. Para piorar, logo depois, foi atropelada pela Suécia por 4 a 2 em um amistoso, com quatro gols de Ibrahimovic.

O elenco inglês, de fato, vem envelhecido com Gerrard e Ashley Cole, com 32 anos, e Lampard, aos 34. Rooney, aos 27, ainda tenta comandar a equipe, entretanto, sofre com a nova geração que não vingou como se esperava. Walcott, ainda com 23, ainda não passou da fase de promessa, assim como os promissores e irregulares Welbeck, Wilshere, Sturridge, Henderson e Chamberlain.

Atual sexto colocado no ranking da Fifa, o English Team terá um desafio maior que a própria seleção canarinho. Jogará em Wembley diante do seu torcedor e contra o time de Neymar e Ronaldinho e dos quatro brasucas que atuam na Premier League: Ramires, David Luiz, Oscar e Júlio César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...