Páginas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Nadal e Massa: o ano para calar os críticos

Por Gabriel Duque

Com lesão no joelho, o tenista Rafael Nadal ficou mais de sete meses sem jogar e voltou a atuar nesta semana no ATP de Viña del Mar, no Chile. Já o brasileiro Felipe Massa passou um semestre inteiro com atuações decepcionantes na Fórmula 1 e sendo ofuscado pelo seu companheiro de equipe. Os dois receberam muitas críticas no período e precisam provar neste ano todo o seu valor.

Embora enfrentem um panorama parecido, ambos vivem fases distintas. Questionado sobre depender exclusivamente de sua força física, o espanhol retornou às quadras estes dias, mas já mostrou sua força com três vitórias em três dias. Na estreia em simples no saibro chileno, o Toro Miúra bateu o argentino Frederico Delbonis. Hoje, ele enfrenta seu compatriota Daniel Gimeno-Traver, pelas quartas de final.

Pela chave de duplas, Nadal fez parceria com Juan Monaco, venceu uma dupla tcheca na estreia e derrotou o francês Guillaume Rufin e o italiano Filippo Volandri nas quartas. Na semi, eles enfrentam os argentinos Leonardo Mayer e Carlos Berlocq. E para alegria do torcedor brasileiro, na próxima semana, o espanhol estará em São Paulo para a disputa do Aberto do Brasil.

Com certeza, Rafa vai pegar bom ritmo de jogo nestes torneios do saibro para voltar a encarar as grandes feras do circuito nas principais competições que estão por vir. Para o bem do tênis tomara que ele consiga desafiar os tops Djokovic, Murray e Federer e vencê-los.

Já a situação de Massa começa melhor este ano. No primeiro semestre de 2012, o ferrarista ficou muito aquém do que poderia apresentar, teve péssimos resultados e sofreu com as especulações de que seria substituído por diversos pilotos. No entanto, Felipe virou o jogo no segundo semestre e foi mais constante, inclusive ajudando Fernando Alonso na briga pelo título.

Agora, é provavelmente a última chance do brasileiro de mostrar serviço na Ferrari e, em igualdade de condições, enfrentar seu companheiro de equipe, considerado o melhor piloto em atividade. Nos treinos de pré-temporada em Jerez de la Frontera, nesta semana, Massa andou durante três dias, foi o mais rápido nesta quinta e hoje dá lugar ao piloto de testes Pedro de la Rosa.

O desempenho na pista espanhola não diz muito, porque, como o próprio Felipe falou, as equipes trabalham acertos diferentes, com variações de combustível no carro e diferentes tipos de pneus. Entretando pode ser um sinal de um Massa psicologicamente forte para lutar por bons resultados. A real performance das escuderias e pilotos só veremos na abertura da temporada, em 17 de março, no GP da Austrália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...