Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Obrigado, Lucas! E volte logo

Por Gabriel Duque

Lucas é o nome da conquista do título da Copa Sul-Americana, no Morumbi lotado, nesta quarta. Talento puro da nova geração do futebol brasileiro, o meia-atacante, de 20 anos, se despede mostrando as verdadeiras qualidades de um ídolo. Emocionou-se com as últimas partidas e a chance de ser campeão, não tirou o pé de nenhuma dividida mesmo vendido para o PSG, brigou por cada bola, deu raça, mostrou vontade de fazer a torcida explodir em felicidade e retribuiu o carinho de toda a nação tricolor.

Se o título da Sul-Americana não era de tanta importância, considerado inclusive de segundo escalão pelos rivais paulistas, o troféu teve sabor especial para esse craque de coração tricolor. Teve gostinho de conquista inédita para o clube do Morumbi, o segundo time brasileiro a ganhar o torneio desde que houve a mudança de nome e de formato. Foi a primeira taça de muitos jogadores que integram hoje o time do São Paulo e mais uma na galeria de Rogério Ceni.

Falando no M1to, a atitude dele de entregar a braçadeira de capitão para o Lucas foi brilhante. O menino mais do que ninguém no elenco merecia levantar aquele caneco. Desde a passagem de Raí, que foi bicampeão mundial e depois se transferiu também para o PSG, que o São Paulo não tem um ídolo tão genuíno como o Lucas. Exceção feita claro ao maior goleiro artilheiro da história do futebol, que é um capítulo a parte no Tricolor.

Por mais que falem de Kaká e Luis Fabiano, os torcedores sempre tiveram alguma restrição em relação a eles. O primeiro saiu meio brigado, sendo hostilizado, e sem se consagrar totalmente. Já o segundo, apesar de sua tarimba de artilheiro, de cativar o público e de sua importância, não consegue estar em campo quando o São Paulo precisa dele, como nesta decisão.

Recopa

O título da Sul-Americana serviu de preparação para o Tricolor para a Libertadores de 2013, mas também credenciou o time para a disputa da Recopa do ano que vem contra o Corinthians, atual campeão da Liberta. E uma das primeiras partidas que me lembro de assistir foi o único encontro entre ambos em competições continentais.

Os clubes se enfrentaram em 1994 pelas semifinais da Copa Conmebol e a decisão do classificado saiu nos pênaltis, com vitória do expressinho do Morumbi que tinha nomes como Caio, Denilson, Ceni e Juninho Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...