Páginas

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Bem ou mal os clubes brasileiros estão se reforçando

Por Gabriel Duque

Fluminense campeão brasileiro, São Paulo campeão da Sul-Americana e Corinthians campeão mundial. O ano acabou repleto de conquistas para os clubes nacionais e agora chegou a hora de reforçar o elenco para 2013. As negociações e o mercado da bola estão fervendo. As especulações, então, nem se fala.

A maioria dos times já conseguiu fechar a contratação de pelo menos um jogador para o ano que vem, mas o que será que se pode esperar de cada reforço? A torcida vai cobrar, porém precisa saber do que eles são capazes.

No Palmeiras, Fernando Prass chega, aos 34 anos, credenciado por boas temporadas no Vasco, para suprir a carência de um goleiro de confiança para o time e para a torcida. Tem tudo para corresponder dentro de campo. Já o Cruzmaltino perdeu seu arqueiro e trouxe para o seu lugar Michel Alves, que se destacou com o Criciúma na Série B.

No entanto, a equipe da Colina também ficou sem o ídolo Juninho Pernambucano, de saída para o New York Red Bulls, dos EUA, e sofreu importantes baixas neste fim de ano devido aos atrasos salariais. Além disso, viu crescer o assédio ao zagueiro Dedé e ao atacante Eder Luis.

Outro que deixou o Vasco foi o atacante Alecsandro, que vai jogar com o irmão Richarlyson no Atlético-MG. Além dele, o Galo acertou com o volante Rosinei, que estava no México. Não há muito o que se esperar deles. São nomes sem tanta qualidade, que vão compor elenco. Para quem vai disputar a Libertadores, precisava de mais.

Ainda em Minas, o Cruzeiro fechou com Diego Souza e com o técnico Marcelo Oliveira. A Raposa tenta retomar seu bom momento, aposta num treinador jovem e no rodado meia e começará o ano como uma incógnita. Voltando para o Rio, Flamengo e Botafogo seguem só nos rumores e sem confirmar ninguém. Já o Flu, apesar de contar com um elenco recheado de opções, trouxe mais um meia. Trata-se de Rhayner, ex-Náutico.

Em Porto Alegre

O Internacional terá Dunga no comando em 2013, mas ainda trabalha na reformulação do seu grupo, tentando envolver jogadores em troca como foi o caso da negociação de Dátolo por Eder Luis. O time tenta renovar com o lateral Kléber e tem sondagens do Botafogo por Dagoberto.

O Grêmio, por sua vez, anunciou o atacante Willian José, do São Paulo, e o experiente goleiro Dida, que teve ótimo desempenho na Portuguesa. O arqueiro chega para brigar pela titularidade e o avante deve seguir na reserva e será mais um ao lado de Kleber Gladiador, Marcelo Moreno e André Lima.

Em São Paulo

Se o Palmeiras luta para trazer reforços para a disputa da Libertadores e da Série B, o Santos tem que lidar com as críticas de Muricy pela demora para contratar. Só Neto, ex-Guarani, está acertado. O time da Baixada sonha com os atacantes Nenê, do PSG, e Robinho, do Milan, e com Cícero, do São Paulo. No atual momento em que a equipe depende exclusivamente de Neymar, esses atletas têm condições de serem titulares e poderiam formar um bom esquema ofensivo com a joia da Vila.

Mesmo comemorando a conquista do mundo, o Corinthians fechou com Renato Augusto, do Bayer Leverkusen. Mas o torcedor que abra o olho. O meia não é tudo que esperam dele. É uma versão melhorada do Douglas e sua chegada é parecida com a de Jadson, no São Paulo. Cotado para ser o grande maestro do Tricolor, o armador sofreu com a adaptação e com a pegação no pé da torcida.

E a bola da vez no Parque São Jorge é Alexandre Pato, que vive lesionado e não consegue mostrar o futebol que o credenciou para jogar no Milan e na seleção brasileira. Por outro lado, quem mais se reforçou foi o São Paulo, com a contratação do experiente zagueiro Lúcio e a chegada acertada de Breno, ainda preso na Alemanha.

O Tricolor tem tudo encaminhado também com os atacantes Negueba, do Flamengo, e Aloísio, ex-Figueirense, e o goleiro Renan Ribeiro, do Atlético-MG. Os três vêm para serem reservas como apostas para o ano cheio de competições. Só que a preocupação do torcedor é com o substituto de Lucas. Falta um nome de peso para manter a força e a velocidade do ataque.

Improváveis

Quatro jogadores foram muito especulados nesta janela e seriam grandes opções para quaisquer times, mas não devem sair de onde estão. Montillo teve propostas do Santos e do São Paulo, mas o Cruzeiro não quer liberá-lo. Já Tardelli, Conca e Lugano foram procurados respectivamente por Atlético-MG, Fluminense e Cruzeiro, porém seus clubes dificultam as negociações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...