Páginas

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A chatice do chororô sem fim

Por Gabriel Duque

Que chatice as reclamações do Atlético-MG e de outros clubes em relação aos árbitros. Nesta quarta, Cuca veio de novo falar de pênalti não marcado, que o juiz deixou seus jogadores irritados e blá blá blá. Todos sabem da incapacidade, incompetência e falta de preparação dos árbitros, mas todos reconhecem também que os times são beneficiados em uma partida e prejudicados em outra.


Treinadores, é hora de mudar o discurso! Falem sobre o desempenho técnico de seus atletas, seus esquemas táticos e qualquer outra coisa. Chega de arbitragem! O que adianta chorar o leite derramado. Querem mudar o cenário patético dos apitos no Brasil? Peçam uma reunião na CBF para se discutir os critérios, a participação do juiz que fica no fundo do campo, o porquê de tantos erros de bandeirinhas em impedimentos, o uso da tecnologia...

É muito fácil colocar a culpa do resultado não satisfatório em seis homens do apito e se eximir de responsabilidade. Falta vontade não só à Confederação Brasileira, mas também aos clubes. Todos precisam ajudar para a melhora do nível da arbitragem e para a evolução do futebol no país. Se cada treinador orientar seus jogadores a não simularem faltas e pênaltis, a evitarem reclamações e pressões nos juízes, já ajudaria.

Todos os clubes querem levar vantagem, não importa como. Por isso tamanha pressão nos árbitros. Querem impugnar o resultado de um jogo por ter um gol de mão anulado. Reclamam de pênalti, mas, em toda partida em sua casa, um adversário é expulso de campo. “Campeonato do STJD, da arbitragem horrível”, diz Cuca. Ele tem razão nessa fala, mas não precisa reclamar todo santo jogo.

Nada contra o treinador atleticano - que é o exemplo do dia -, mas do outro lado também houve reclamação pelas expulsões de Wellington Silva e de Dorival Jr. O comandante do Flamengo detonou o árbitro da vez Sandro Meira Ricci, o excesso de autoridade dos juízes que não dialogam e nem explicam o motivo de certas decisões. Ótimo, mais um ponto para a reunião entre clubes e CBF. Vamos pensar em como melhorar e não em reclamar. Razão tem o Fred, que, após o jogo entre Fluminense e Atlético-MG, mandou um recado para o Cuca: "Tá chato para c......"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...