Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

Por que somos tão malandros?

Por Lucas Bueno


Já perceberam como os jogadores brasileiros, argentinos, colombianos... Enfim os latinos, tentam levar vantagem sobre os adversários a qualquer custo? Estava com isso matutando na minha cabeça há algum tempo. E sem dúvidas, esse comportamento desonesto é um dos principais ingredientes que fazem com que a arbitragem neste Brasileirão seja tão contestada. Os atletas dão entrevistas acusando os erros dos "do apito", cavam faltas, pênaltis, reclamam o jogo inteiro...

Mas isso não isenta, é claro, o péssimo nível dos juízes da bola no país. Os atletas de futebol da América do Sul são os malandros maus, os burros. Diferentemente dos de Nelson Rodrigues. Aqueles bons, românticos, arruaceiros, mas carismáticos. A história do futebol é repleta desses personagens.

Episódio de hoje: "La mano de pau do Pirata Barcos". 

Primeiramente, o gol foi muito bem anulado. O atacante argentino do Palmeiras, que carrega esse time nas costas em inúmeras partidas, trapaceou na maior cara dura. O futebol é um jogo, onde existem regras, mas que podem ser camufladas ou dribladas. E quem está dentro do gramado conhece como ninguém os atalhos para ludibriar quem controla essas regras.


No Beira-Rio, após o árbitro, Francisco Carlos do Nascimento, muito bem posicionado, validar o gol bisonho de Barcos com a mão, o delegado da partida Gerson Baluta supostamente teria anulado (corretamente) o tento do Verdão depois de ver o lance pela televisão, fazendo com que o árbitro voltasse atrás e invalidasse a marcação, para a revolta dos palmeirenses.

Antes de escrever este post fui pesquisar sobre a função do delegado da partida em um jogo e encontrei isto, dito por um deles. "O papel de um delegado é evitar que aconteça qualquer problema no campo que venha atrapalhar a partida de futebol... Chega ao campo duas horas antes da partida para olhar o estado do gramado, refletores, vestiário, arquibancadas, placar eletrônico... Somos como um tipo de quinto árbitro, auxiliando na arbitragem.".

Se este for mesmo o papel de um delegado, Gerson Baluta agiu corretamente avisando aos árbitros de que o gol foi ilegal. Viu pela TV o lance?! Não é permitido recursos externos para rever jogadas?! Acredito que o bom senso e a verdade devem sempre prevalecer. Mas os critérios devem iguais para todos. Alô FIFA, tecnologia já no futebol! Isso não vai deixá-lo menos apaixonante, e sim mais justo.


Agora, falando um pouco do Palmeiras. Um resultado absolutamente normal perder para o Internacional no sul. Entendo a raiva e o medo do Verdão voltar para a Segunda Divisão em menos de dez anos, mas não dá para engolir que são sempre prejudicados pela arbitragem e que todos são contra o time de Palestra Itália. Quem joga contra está dentro do próprio clube. 

Contra está a diretoria que há quarenta anos é governada por um único nome, Mustafá Contursi. Contra estão aqueles que se escondem nos momentos mais delicados, sejam eles cartolas ou jogadores. O Palmeiras está lutando. Tentando se manter na elite, de onde nunca deve sair. Entretanto, não foi a arbitragem que colocou o time com o pescoço na lama.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Legal o blog, mas dúvidas, vc não acha que o Barcos estava sendo segurando? Logo seria penalti.
    O palmeiras perdeu 3, isso mesmo 3, jogos com erros de arbitragem, fora o jogo que ganhou do botafogo com um gol anulado com 3 ou 4 metros em posição de impedimento.
    O jogo nesse campeonato que ganhamos com gol roubado foi contra o Flamengo com um gol impedido, porém o palmeiras dominava o jogo e tinha grandes chances de ganhar o jogo mesmo sem aquele gol.
    Acho que a uma certa influência, indireta, sim na arbitragem, para os times fortes nos bastidores, e a real é que o Palmeiras é fraco politicamente e por isso vem sofrendo assim.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por prestigiar o Paixão. Mas, o Palmeiras, a quarta maior torcida deste país, com inúmeros títulos importantes, pode não ter força política nos bastidores?! Está aí o maior problema do Verdão, como escrevi no blog, sua diretoria. E é importante dizer que o palmeirense está consciente e sabe quem são os problemas do clube.

    ResponderExcluir
  5. talvez o Palmeiras caindo de novo aprenda. O que realmente pode ajudar o Alviverde é a eleição direta, isso sim.

    ResponderExcluir
  6. Lance de Barcos retoma a discussão da necessidade de aliar a tecnologia ao futebol. Embora a regra não permita, o suposto auxílio da tv ajudou com que um gol de mão não fosse validado!

    ResponderExcluir
  7. Nice eѵaluation about gгeen smokе bro.

    .

    Stοp by my web site: green smoke Promo codes

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...