Páginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Uma vergonha para o país do futebol



Por Arthur Quezada


O anúncio do fim da equipe feminina de futebol do Santos, feito esta semana pelo presidente do clube, Luis Álvaro de Oliveira, foi mais uma punhalada no peito das futebolistas brasileiras. As sereias da vila, como outrora foram apelidadas, não existem mais. Para a diretoria do Santos uma atitude que não significa muito, mas para o futebol feminino brasileiro foi mais um passo para trás rumo a profissionalização das equipes femininas nacionais.

Quando se fala em futebol feminino no Brasil sempre escutamos a mesma ladainha: “Falta investimento”, “falta apoio”, “falta comprometimento dos cartolas”... E de fato é de impressionar o descaso das entidades de futebol quanto às jogadoras nacionais. Creio que impressionar não é a palavra certa, mais apropriada mesmo seria “envergonhar”...

Sinto vergonha do que é o futebol feminino no Brasil.

Mesmo tendo uma das melhores seleções do mundo, mesmo tendo Marta (a melhor jogadora do mundo), mesmo estando presente nas finais dos principais campeonatos mundiais - não temos a capacidade de criar uma liga de futebol feminino no Brasil. Obviamente essas meninas, que insistem em suar a camisa pela seleção brasileira, estão cansadas deste descaso. É claro que elas fazem milagres chegando tão longe sem nenhum apoio.

No caso do Santos, mais uma vez presenciamos esse descaso. Respeito o trabalho que vem sendo feito pelo atual presidente santista, mas as alegações dele para encerar a história das sereias da vila são mesquinhas e repetitivas. Dizer que não consegue patrocínio e dizer que falta apoio é chover no molhado. Mas o pior foi envolver o futebol masculino nesta história e dizer que os custos o time principal do Santos é um dos responsáveis por tal situação. Pior ainda é citar o salário de Neymar como justificativa.

Foram desculpas e esquivas no mínimo estranhas que camuflam a incompetência da diretoria santista em manter vivo o futebol feminino dentro do clube. Foi incapacidade e um resultado do trabalho mal feito. Mas não é mérito apenas do Santos e sim de muitos clubes nacionais e da CBF.

Bater no peito e dizer: “Esse é o país do futebol” é fácil, mas se somos o país do futebol precisamos começar a agir como tal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...