Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O melhor poder de fogo do Brasil

Por Lucas Bueno

Qual o melhor elenco do futebol brasileiro em 2012? É corriqueiro vermos essa pergunta ser indagada e debatida nas famosas mesas redondas de segunda-feira. Uma discussão subjetiva e interminável, que prende a atenção do espectador sabendo que nada será conclusivo. Pois bem, peço licença aos apaixonados leitores para dar o meu pitaco.

O elenco engloba todos, eu disse todos os jogadores do time. Isso porque, "nós" torcedores esquecemos de olhar lá pra trás e cuidamos apenas do nosso setor ofensivo. Quem vai ser o 10? Essa dupla de ataque promete, hein?! É... mas e a defesa? 

Capaz de nos salvar dos maiores apuros e nos colocar em grandes emboscadas é papel fundamental para a formação de um bom elenco. (Para entender melhor esse drama defensivo convido vocês a lerem o texto do meu amigo Alessandro Lefevre, "Após lambança, Leandro Amaro chegou ao nível de Darinta".)

Por isso, levando em consideração todos os setores do campo, o Corinthians possui o melhor elenco, até então, de 2012. Com Ralf, Paulinho, Castán, Paulo André e Chicão, sem contar as inúmeras alternativas pro ataque alvinegro.


Mas, a priori esse texto é reservado para falar do Fluminense e seu patrocínio das "Arábias", a Unimed, que formou um verdadeiro esquadrão nas Laranjeiras. O Flu não tem o melhor elenco do Brasil, entretanto possui o maior número de jogadores capazes de decidir uma partida. O futebol brasileiro prioriza, ou priorizava (agora já não sei mais) o ataque, a troca de passes, o drible e os gols. Numa Libertadores tiro curto, onde o gol fora de casa é critério de desempate, os cariocas estão um passo adiante na trajetória rumo ao inédito título continental.

Vejamos. No elenco do Fluminense existem três camisas 10. A seleção brasileira ainda procura o seu maestro e os tricolores têm: Deco, Wagner e Thiago Neves. Além da revelação do Brasileirão 2011, Wellington Nem, que pelos primeiros jogos deste ano, já obriga o Abelão a pensar um espaço pro garoto no time titular. E no ataque, quando um está em baixa os outros se tornam protagonistas e resolvem. Ora Fred, Sóbis, ora Rafael Moura ou Araújo, sem contar os gringos Lanzini e Martinuccio. O front tricolor possui pelo menos oito jogadores que podem mudar a história de uma partida.

O Fluminense está muito forte para esta temporada. Se a defesa, com o guerreiro Gum e o arqueiro Cavalieri segurarem as pontas no fundão, a constelação brilhará nas primeiras fileiras.

Um comentário:

  1. Eu diria que o São Paulo e o Corinthians brigam pelo melhor elenco de 2012. O Fluminense vem com uma boa base também, mas não acho que essa mistura gere muitos frutos às Laranjeiras esse ano.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...