Páginas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Em clima de decisão, Futebol Americano acaba com o marasmo do domingo

Por Tuca Veiga


Há quem não consiga ver graça no futebol da bola oval. Uns acham o jogo parado, outros compreendem pouco as regras. Mas, a real, é que a NFL, principalmente quando chega a hora do “vamo vê”, é um esporte fascinante.

Neste domingão, os amantes do esporte foram brindados com duas partidaças. Por lá, eles chamam de final de conferência, vale troféu, festa, e tudo o mais. Mas por aqui, podemos chamar de semifinal, pois o que vale, de verdade, é uma vaga na grande final. No aguardado Super Bowl.

No final da tarde, New Englands Patriots e Baltimore Ravens se enfrentaram. Logo depois, foi a vez de New York Giants e San Franciso 49ers. Duas grandes partidas, capazes de deixar o final do domingo – corriqueiramente insosso – eletrizante.
  
O legal do futebol americano é que cada vez que assistimos aprendemos algo novo. Desta vez, pude compreender o porquê deste esporte se chamar Football. Repletos de lançamentos, corridas incríveis, trombadas, estratégias e tudo o mais, o chute a gol sempre me pareceu o menos importante dentro da lógica do jogo. Doce engano.

Após um longo confronto, cheio de reviravoltas, o Patriots, do craque Tom Brady – mais conhecido aqui como o maridão de Gisele Bündchen – chegou à reta final com três pontos de vantagem. No entanto, a última posse de bola estava nas mãos dos adversários, que com pouco tempo no relógio e os nervos à flor da pele, não conseguiram se aproximar da ‘end zone’. Não tinha como chegar ao touchdown da vitória. A única alternativa era chutar, empatar o jogo e levar a decisão para a prorrogação.

Em casa, eu era cobrado para ir à padaria, antes que ela fechasse e ficássemos sem o rango da noite. Aflito, torci para que os deuses da NFL intervissem. E, para o meu espanto, não é que eles me escutaram?! O improvável entrou em campo, fez o kicker do Baltimore tremer e a bola passou tirando tinta da trave. Festa da torcida dos Patriots.

Horas depois, o roteiro foi o mesmo. Ou melhor, quase o mesmo. A diferença é que, desta vez, houve sim prorrogação.  Madrugada adentro, sabendo que o sono comprometeria a minha segunda-feira, acompanhei as trocas de posse. Parecia que ninguém queria enfrentar os Patriots no Super Bowl. Eis que um erro amador colocou os Giants perto da end zone. Na prorrogação, qualquer pontinho conquistado acaba com o jogo. E foi num belo chute, que os Giants avançaram à decisão.

Agora, teremos um Super Bowl histórico. A revanche de quatro anos atrás. O duelo de 2008 foi histórico, mas isso é história para um outro post, assim como a expectativa para este jogão. Acompanhe tudo aqui no Paixão. Abaixo, você pode conferir um super compacto dos confrontos deste domingo. Não deixe de dar uma olhada!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...