Páginas

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Futebol brasileiro no divã?

Por Guilherme Reis

Já faz quase uma semana, mas vamos voltar ao assunto Barça x Santos. A maioria dos textos que li sobre o tema falava a mesma coisa: aula de futebol; reivenção do esporte; qualidade brasileira em xeque.

É incrível como as pessoas gostam de generalizar as coisas colocando tudo em dois lados opostos, o certo e o errado.

De repente, tudo que foi feito pelos times de futebol até agora foi errado, ou menor, em comparação com o que é feito pelo Barcelona. Calma lá.

Os catalães realmente encantam, não dá pra negar, mas a formula deles não é infalível. Quem não se lembra da heróica classificação da Inter de Milão em pleno Camp Nou na semifinal da Champions de 2010?

O ponto é que não adianta olhar os caras e pensar: nossa, temos que fazer igual. Isso é burrice. Assim como acho uma tremenda estupidez dizer que, depois de 1982, o futebol brasileiro, no que diz respeito à Seleção, entrou em uma crise de identidade sem volta e, agora, mais do que nunca, encontra-se no divã.

Em qual mundo essas pessoas vivem? Disputamos três finais de Copa seguidas depois de 82; e ganhamos duas! Ah!, vão dizer, mas ganhamos com um futebol burocrático, dependente de um ou dois nomes...

Que idiotice! Não aceito quem fala mal da geração que viu, entre outros, craques como Romário, Ronaldo, Rivaldo, Roberto Carlos, Cafu, Bebeto e, por que não?, Ronaldinho Gaúcho.

Acho que o futebol brasileiro precisa aprender muitas lições para melhorar, principalmente no que diz respeito a planejamento e estrutura. Mas discordo que temos que nos espelhar na maneira de jogar do Barcelona para sermos vencedores.

Considero que temos bons e ótimos jogadores na Seleção, ao contrário dos que acreditam que a "safra não é boa".

O que precisamos, no meu ponto de vista, é de um grupo que tenha identificação com a camisa amarela e se acostume a jogar junto, desenvolvendo um estilo de jogo que se encaixe com as peças do tabuleiro e que tenha gana para vencer.

Esse papo de copiar o Barcelona é totalmente furado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...