Páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Portuguesa: alazão rubro-verde ou cavalo luso-paraguaio?



Por Igor Caitano

Na era dos pontos corridos na série B do Campeonato Brasileiro, iniciada em 2006, o Corinthians, em 2008, e o Vasco, em 2009, estabeleceram o recorde de pontos da competição no término do 1º turno: 39 pontos em 19 rodadas. Neste ano, com campanha acima de qualquer expectativa, a Portuguesa esteve muito próxima de quebrar esse recorde. Mas, como é a Portuguesa, conseguiu ficar os últimos três jogos do turno sem vencer e fechou com 38 pontos. 

Claro que ser campeão do 1º turno vale mais ou menos a mesma coisa do que ganhar um almoço grátis no Bom Prato, mas pode ser um bom sintoma dos favoritos ao acesso, o que já começa a preocupar a Lusa, que abriu o segundo turno também sem vencer, empatando com o Náutico, no estádio dos Aflitos, com 2 jogadores a menos.   

Fora a vitória deste final de semana, por 2 a 1, em cima do Paraná, os últimos quatro jogos foram muito irregulares e acenderam uma luz amarela na cabeça do bom técnico Jorginho, o Cantinflas, não o lateral do tetra. E vem a pergunta a todos os que torcem direta ou indiretamente para a Portuguesa: vai subir ou morrer na praia mais uma vez? Como não pretendo ficar em cima do muro, cravo: a Lusa sobe, mas não consegue ser campeã. Aliás, convenhamos, quem quer ser campeão da série B? O que importa é subir mesmo. 

A Lusa tem o melhor time montado desde 1996, quando tinha Rodrigo Fabri, Alexandre Gallo, Capitão, César "Castrilli", Emerson e, principalmente, Zé Roberto. De lá para cá, alguns times esboçaram qualidade, principalmente as formações que contaram com Ricardo Oliveira e Diogo, mas nunca com consistência duradoura. Hoje, o time tem, repito, um ótimo técnico, que ainda vai brilhar em um time grande, um bom goleiro, coisa rara na Lusa e, principalmente, um meio-campo compacto e de boa técnica, liderado pelo capitão e camisa 10 Marco Antônio, além de um volante da base que joga muito: Guilherme, que marca e ataca bem, tem apenas 20 anos, e já está na mira de Corinthians e Santos para o ano que vem.

Além disso, foram feitas boas contratações, como Boquita, ex-Corinthians, Ferdindando e Luís Ricardo, que foram bem no Avaí, e principalmente Edno, que está para a Portuguesa assim como Maicosuel para o Botafogo: jogadores de um time só. 

Então como eu disse, acredito que a Lusa realmente estará na série A em 2012, ano em que completa 92 anos. Até porque seu principal concorrente, a Ponte Preta, também vem de tropeços. A única coisa que pode atrapalhar é a diretoria, se inventar de tirar o Jorginho caso mais alguns maus resultados aconteçam. 
Com a vitória em cima do Paraná, a Lusa abriu 3 pontos da vice-líder Ponte Preta e, para mim, tem tudo para se confirmar como alazão rubro-verde e deixar para trás o estigma de cavalo luso-paraguaio! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...