Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Tábua da Salvação: M. Leite põe Verdão entre os favoritos

A chegada de Maikon Leite ao Palmeiras coloca o time de Palestra Itália entre os favoritos à conquista do Brasileirão e da Copa Sul-Americana. Todo mundo já sabe que os dois torneios do segundo semestre são nivelados por baixo. Teremos um mês ainda pior agora, já que as equipes estão desfalcadas de seus principais jogadores (a maioria à serviço das seleções principais ou de base). Por isso, o Verdão, que faz campanha satisfatória até o momento, pode arrancar para a sua nona conquista do Nacional. No entanto, para isso vai precisar pontuar demais durante o período da Copa América.

A principal arma do Alviverde precisa (e tem que) ser Maikon Leite. O atacante era banco de Neymar no Santos. Nada mais natural. Afinal, estamos falando do terceiro melhor jogador do planeta (Neymar está atrás apenas de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo). Tanto é que num passado recente o ex-santista decidiu jogos importantes a favor do time da Vila. Na campanha da Libertadores, precisando ganhar ou ganhar, o Peixe venceu o Cerro Porteño ainda na fase de grupos com bela atuação de Maikon Leite:


Tábua da Salvação tem base em M.Leite e Kleber
Com uma formação com Lincoln (ou Valdivia quando voltar da Copa América) centralizado, Luan pela esquerda, Maikon Leite pela direita e Kleber no comando de ataque, Luiz Felipe Scolari terá um sistema ofensivo de mão cheia para vencer tranquilamente jogos em casa e beliscar uma ou outra vitória atuando como visitante (veja a Tábua da Salvação do Verdão ao lado). Quem perde a vaga no time atual? Wellington Paulista. O camisa 9 vai ter que voltar a ficar como opção no banco de reservas.

Já conhecemos o vigor físico e a capacidade de marcação de Luan. Maikon Leite não precisa ter a mesma performance na defesa, mas vai precisar fazer sombra e, no mínimo, perturbar o lateral-esquerdo adversário. Cicinho dá conta do recado, mas não é tão eficiente na marcação. Por isso a ajuda do atacante vai ser fundamental. No ataque, Kleber é hoje o melhor da posição atuando no País. Basta Maikon Leite encostar nele que as jogadas sairão naturalmente. E, mesmo jogando em casa, a grande arma do Palmeiras será o contra-ataque.

Para cravar o Palestra como o campeão deste ano, o time precisa ainda de um zagueiro para o lugar do medonho Leandro Amaro.

4 comentários:

  1. Ouvi um bom comentário do Mauro Beting sobre essa formação. "32 dos 20 clubes do Brasileirão jogam no 4-2-3-1".

    ResponderExcluir
  2. Time por time, elenco por elenco, o Corinthians continua superior ao Palmeiras. Talvez a única coisa que pese um pouco a favor do Palmeiras seja o treinador, pois o Tite é foda.

    Mas enquanto vocês tiverem Thiago Heleno como cherifão da zaga, vão brigar no máximo por uma vaga na Libertadores.

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Esse time da prancheta, no papel, não deixa nada a desejar para a grande maioria dos concorrentes. No entanto, a atitude do Palmerias tem que mudar, desde o seu torcedor até o último reserva. Eu não acredito que sua diretoria, por exemplo, esteja tão otimista desta forma. Falta plantel, infelizmente a realidade é essa. O Felipão precisa de mais três reservas de luxo, não Dineis e M. Jacksons da vida...

    ResponderExcluir
  4. A questão que provavelmente martelará na cabeça do Felipão é como tirar um volante do esquema e, mesmo assim, não deixar o setor defensivo exposto. O Palmeiras foi bem no final do ano passado e no começo deste ano justamente jogando fechadinho e mandando bola para o Gladiador se virar. Vamos ver se Felipão terá a coragem de soltar o time.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...