Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A magia de Lionel 'Top 10' Messi

O garoto de pernas finas, miúdo, que saiu da Argentina em busca de tratamento por conta da dificuldade para crescer, bebeu demais da poção mágica e fica, a cada dia, mais monstruoso. Com aquele jeito de conduzir a bola sem que ela desgrude de seu pé e o dom dos maiores de crescer em decisões, Messi é mais que um encanto, é um abuso, um artista. É o assunto dos botequins.

Aos 23 anos, Lionel 'Pepe Legal' Messi ruma para o terceiro título seguido de melhor jogador do mundo - mesma quantidade de troféus da Champions League que já levantou. Cinco campeonatos espanhóis, uma Copa do Rei, um mundial de clubes e seis artilharias. Números que já justificam a sua presença no hall dos dez maiores de todos os tempos (Veja meu Top 10 lá embaixo). Mas o futebol é mais legal que os números.

No futebol, valem mais as fintas, os golaços, a visão de jogo, o toque diferenciado que todo camisa 10 do mundo deveria ter. Messi é mais que a cereja de um bolo saboroso. Com um time comparado com grandes esquadrões, o Barcelona, de Pep Guardiola, se dá ao luxo de não precisar atuar em função do craque, pois não tem que se preocupar em fazer Messi jogar. O argentino passa longe de ser um coadjuvante. Bate no peito e chama a responsa.

Para sorte do cotovelo brasileiro, que anda bem dolorido, o menino Lionel saiu cedo de seu país. Da terra de Gardel, herdou apenas a canhota certeira e afinada, mas não carregou a catimba dos hermanos. Aquela raça do jogador argentino não é um ingrediente na fórmula secreta de Messi. Talvez por isso - somado a falta de títulos com a camisa da seleção - ele ainda não tenha caído nas graças do seu torcedor. Compará-lo a Maradona é considerado mais que uma heresia pelos argentinos. É um desrespeito.

Antes de almejar uma candidatura ao patamar de Pelé, Maradona e Garrincha, o craque do Barça ainda terá de superar Zidane e Ronaldo na disputa para melhor jogador do século. Messi parece que vai chegar lá. Pelé e Maradona, na intimidade de seus lares, devem torcer contra o argentino. Parte dos brasileiros também. Mas a ala dos otimistas prefere aguardar o amadurecimento de Neymar, o 'Pequeno Deus', como diria o amigo Leandro Calixto. Nossa jóia terá um desafio e tanto pela frente: ser rival e desbancar Messi. Missão que Cristiano Ronaldo não conseguiu. Mas também, amigos do Paixão, que azar ter Messi e Barça como rivais.

Top 10: Pelé, Maradona, Garrincha, Cruijff, Rivellino, Beckenbauer, Romário, Ronaldo, Zidane e Messi.

4 comentários:

  1. Não tem marcelinho carioca nesse top 10?

    ResponderExcluir
  2. Clap, clap, clap. "O futebol é mais legal que os números." Simples como uma jogada de craque. Clap, clap, clap.

    ResponderExcluir
  3. Jogar num Barça com Iniesta e Xavi é fácil. Aliás, será que o Iniesta é tudo isso mesmo? Acho que o Messi só ultrapassará Zidane quando ganhar uma Copa do Mundo. E fim de papo. O cara realmente é gênio e tem apenas 23 anos. Com essa idade, nem Pelé tinha gritado tantas vezes "É CAMPEÃO" quanto o argentino. Mas o maior torneio de futebol do planeta reúne os melhores de cada país. E é nessa hora que os grandes aparecem. E tem mais, o cara não joga pelo Zimbábue, por Guiné-Bissau ou pela Bielo-Rússia. O Messi joga pela A-R-G-E-N-T-I-N-A!

    Esperemos por 2014.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...