Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dois mundiais e quatro ouros


O fim de semana foi de boas notícias para o esporte brasileiro. As duplas Juliana/Larissa e Alison/Emanuel conquistaram ontem (19/6) o campeonato mundial de vôlei de praia, disputado em Roma. Já os judocas tupiniquins, em Grand Slam realizado no Rio de Janeiro, alcançaram o melhor desempenho em um torneio válido pelo circuito mundial: quatro medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze.

Em Roma, Juliana e Larissa desbancaram na final as americanas Walsh e May por 2 sets a 1 (21/17, 13/21 e 16/14). Foi um jogo emocionante. No tie-break, a dupla dos Estados Unidos chegou a estar vencendo por quatro pontos e ainda desperdiçou um match point. O título encerra um jejum de dez anos sem vitórias brasileiras no Mundial feminino - o último havia sido em 2001, com Adriana Behar e Shelda.

Entre os homens, a final foi brasileira: Alison e Emanuel venceram Ricardo e Márcio por 2 sets a 0 (21/16 e 21/15). Foi o terceiro título mundial de Emanuel, que foi campeão olímpico em 2004, em Atenas, ao lado de Ricardo, adversário de ontem.

Já no judô, o destaque vai para as mulheres, que conseguiram suas primeiras medalhas de ouro em torneios de Grand Slam. A proeza ficou por parte da brasiliense Erika Miranda e da gaúcha Mayra Aguiar (foto). Também faturaram o ouro nos tatames Leandro Guilheiro e João Gabriel Schlittler, que fez uma final brasileira contra Daniel Hernandes na categoria para atletas com mais de 100 kg.

As conquistas do vôlei de praia não chegam a ser uma surpresa. Levamos jeito no esporte e sempre brigamos pelo ouro em jogos olímpicos. A marca atingida pelo judô, porém, vem para nos encher de otimismo. No quadro de medalhas do Grand Slam do Rio, ficamos atrás só do Japão, que ganhou dez medalhas, mas oito de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...