Páginas

sábado, 14 de maio de 2011

Phil's good... bye



Estava eu a caminho do ponto de ônibus, na chuvosa sexta-feira 13 de ontem, quando tocou meu celular. Pela segunda vez em menos de uma hora, atendi e ouvi a voz ansiosa do camarada Tuca:



- Cara, tive uma ótima ideia.


- Manda – retruquei.


- Na verdade é uma ótima ideia pra você!


- Hahaha, fala Tony.


- Você podia fazer um texto pro PC sobre a aposentadoria do Phil Jackson.


- O que? – perguntei surpreso – Ele se aposentou?


- É cara. Os Lakers foram varridos nos playoffs e o Phil se aposentou.


De fato, eu estava bem mal informado. Afinal, o lendário treinador Phil Jackson já havia dado sinais de que iria pendurar a prancheta. E a previsão se consumou no domingo passado, quando os Lakers perderam para o Dallas Mavericks por 122 a 86 e foram eliminados nos playoffs – com a série fechando em improváveis 4 a 0.


Delays de informação à parte, cabe aqui uma merecida homenagem ao mito Phil Jackson. Poucos nomes no mundo do esporte foram tão vencedores quanto ele. Em quase 22 anos de carreia como técnico, o estrategista foi campeão em nada mais nada menos que 11 temporadas da NBA. Foram seis títulos com o Chicago Bulls (1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998) e cinco com os Lakers (2000, 2001, 2002, 2009 e 2010).



Phil Jackson é, sem sombra de dúvidas, um profissional realizado. Além de ser o treinador com mais títulos da NBA, ele perdeu só dez séries de playoff em toda sua carreira e é membro, desde 2007, do Hall da Fama.


Sua imagem ficará para sempre vinculada a dois monstros do basquete, Michael Jordan e Kobe Bryant, que, treinados por Phil Jackson, atingiram o auge em suas carreiras no Chicago Bulls e nos Lakers, respectivamente. "Eu cresci com ele", disse Bryant após a partida de domingo. "A minha maneira de ver as coisas, a maneira que eu penso, não só no basquete, mas na vida, em geral, vem dele. É um pouco estranho para mim pensar em como será no ano que vem", completou.


É verdade que Phil Jackson já anunciou sua aposentadoria uma vez e acabou voltando. Agora, porém, parece ser definitivo. Uma pena que tenha sido com uma derrota vexatória dos Lakers. Derrota que não mancha nem a borda de sua carreira vitoriosa. Na sua última coletiva de imprensa, seguro de seu papel fundamental para o basquete e para o esporte em geral, afirmou: “O Lakers vai sobreviver sem mim”.


Um comentário:

  1. Boa Guilhermão! E Salve Phill...Mas parece que esse ano o título vai para as mãos dos Bulls, time já treinado pelo monstro...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...