Páginas

sábado, 7 de maio de 2011

Duelo de alvinegros

Corinthians e Santos, ou Santos e Corinthians – para não me acusarem de falta de imparcialidade –, começam às 16h de domingo (8/5), em pleno dia das mães, a decidir (finalmente!) o Campeonato Paulista de 2011.

Protagonistas da decisão do estadual de 2009, vencido pelo time da capital, as duas equipes chegam para o clássico em momentos diferentes. O time da Vila está nas quartas de final da Libertadores (o único brasileiro que sobreviveu), tem Neymar e Ganso num momento especial. Já o Corinthians tenta salvar o primeiro semestre na base da superação (após eliminar o Palmeiras na bacia das almas). Mas, como diria o sábio, clássico é clássico, e não vai faltar rivalidade dentro das quatro linhas.

De quebra, os alvinegros duelam pela hegemonia do Paulistão neste começo de século. Com três títulos cada, os dois times são os maiores vencedores da competição desde 2001 e terão a chance do desempate – o Corinthians ficou com a taça em 2001, 2003 e 2009, enquanto o Santos levou o caneco em 2006, 2007 e 2010. Vai ser um tempero a mais (apesar de esnobarem constantemente a importância do estadual).

Opiniões à parte, Santos e Corinthians, o mais antigo dos clássicos paulistas (primeiro jogo foi em 1913, no Parque Antártica, com vitória santista por 6 a 3), é sempre um prato cheio. Fatos peculiares marcam essa rivalidade. Os tabus são um bom exemplo disso. Os corinthianos ficaram 11 anos sem ganhar do rival, de 1956 a 1968. Foram 22 jogos, e muitos... muitos gol do Pelé. Quando o jejum finalmente chegou ao fim, em um Pacaembu aos delírios, jogadores e torcedores comemoraram como um título. Depois o Corinthians deu o troco e ficou sete anos sem perder do Santos, de 1976 a 1983.

A rivalidade foi ainda mais acentuada por lances inesquecíveis. Como não lembrar daquele gol do Serginho Chulapa decidindo o campeonato de 1984 ou do gol de Ricardinho nos últimos minutos da semifinal do Paulistão de 2001? E as pedaladas de um Robinho ainda moleque, em 2002 (esse lance deixa, até hoje, os corinthianos atordoados)? Teve também o 7 a 1 para o Corinthians no Pacaembu, com exibição de gala de Carlitos Tevez, em 2005, e o gol histórico de Ronaldo na Vila Belmiro, em 2009.

Por conta disso tudo e muito mais, o clássico de amanhã vai ser daqueles. Só esperamos que o bom futebol não seja assassinado (como foi no primeiro tempo de Palmeiras e Corinthians), não é mesmo? Para esquentar ainda mais essa paixão clubística na véspera da decisão, abaixo vão quatro vídeos que estão na história desse confronto de alvinegros.

E para você, nosso leitor (que quero ver cada vez mais por aqui), qual clássico entre Corinthians e Santos não sai da sua memória?



Em 1968, após longos 11 anos de jejum, o Corinthians vence o Santos por 2 a 0. O jogo foi no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista, que depois foi vencido pelos santistas. Paulo Borges, ponta-direita recém contratado do Bangu, abriu o placar e Flávio completou.



Serginho Chulapa marca um gol histórico no Morumbi e dá o título do Campeonato Paulista de 1984 ao Santos, que impediu o tricampeonato do Corinthians. Foi o último título do santista antes do jejum que durou 18 anos.



O jejum santista acabou em 2002, quando Robinho entrou para história com as pedaladas sobre o Rogério, ajudando o Santos a sagrar-se campeão brasileiro de 2002 em cima do Corinthians, no Morumbi.




Ronaldo faz um de seus últimos golaços em jogo na Vila Belmiro, na primeira partida da decisão do Campeonato Paulista de 2009.

3 comentários:

  1. Boa Guilhermão. Sempre que se aproxima o clássico contra o Santos, o clima fica diferente. É muita história mesmo!!! Lembro qdo o Marcelinho (UUH Marcelinho) foi pra Vila e o Lance! fazia a contagem regressiva para o confronto. Amanhã é Timão nelas. Nossa chance é aproveitar o fator campo.

    ResponderExcluir
  2. O gol que mais lembro em um Santos e Corinthians, sem dúvida, é o de placa do Marcelinho em cima do Edinho. Lembro das piadas no outro dia: Se o Pelé fez mil, o Edinho vai levar mil gols.

    Pô, não sabia que o primeiro jogo entre os dois esquadrões foi realizado no Palestra. Isso prova ainda mais que o Timão é freguês demais no estádio alviverde.

    ResponderExcluir
  3. Eu quando estou próximo de acompanhar um Santos x Corinthians lembro de bicicletas!!! Guga e Alberto inesqueciveis bikes e golaços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...